OLIVEIRAS

O Núcleo Educacional Oliveiras tem como um dos princípios a valorização das relações sociais para a qualidade da vida do individuo e do grupo no que se refere à família e a comunidade escolar e as inter-relações com o meio social.

Em uma sociedade que relega em segundo plano, valores como a ética, respeito, solidariedade entre outros tantos que são essenciais para o avanço e melhoria da qualidade de vida de cada pessoa e da sociedade, é preciso ter uma educação voltada para agir e interagir com os esses valores, e no contexto real de vida, vivenciar esses mesmos valores, dando significado a eles nas atitudes e questões do cotidiano.

A Educação é consequência de ações conjuntas da escola e da família, que por meio de diálogos e da comunicação entre os pares, buscam a formação para a cidadania e assim organizando em um caráter social e politico a natureza humana. A escola, que como local de construção de conhecimentos, e de trocas de experiências, deve ser espaço para a transformação e avanço da sociedade, valorizando mais o que rege a vida, resgatando valores.

O texto de Brandão diz bem dos lugares de presença da escola:

Ninguém escapa da educação. Em casa, na rua, na igreja ou na escola, de um modo ou de muitos, todos nós envolvemos pedaços da vida com ela: para aprender, para ensinar, para aprender-e-ensinar.ara saber, para fazer, para ser ou para conviver, todos os dias misturamos a vida com a educação (2001, p.7).

MUNDO PEQUENINO

Em breve.