PROPOSTA PEDAGÓGICA

Trabalhar com crianças pequenas requer dos profissionais envolvidos um perfil que tenha como princípio o educar e o cuidar, a disponibilidade em conhecer cada criança e de interagir com as famílias, tendo como propósito contribuir para que o ambiente onde a criança passa cerca de nove a onze horas por dia, seja educativo, harmonioso, acolhedor, saudável e alegre.

Destaca-se a importância de toda a equipe escolar estar atenta a cada criança, entendendo-a como pessoa dotada de desejos, necessidades específicas, angústias, expectativas e de uma cultura própria. Nesse sentido, a Pedagogia da Infância aponta para o investimento em ações que considerem o cuidar e o educar como dimensões indissociáveis da prática educativa, sendo as crianças pessoas que constroem ativamente a sua história.

É de responsabilidade de cada profissional ser lúdico e criativo, proporcionando confiança e zelando pelo bem estar físico, psíquico e social das crianças, tratando-as ainda, de maneira respeitosa e igualitária.

É fundamental que a escola cumpra seu papel e suas funções específicas com qualidade e empenho, assegurando a eliminação, redução ou controle de possíveis riscos à saúde.

Fica registrado o compromisso ético e moral dos profissionais que atuam na escola de período integral, com cada criança, propiciando que o Núcleo Educacional Infantil Oliveiras e o Núcleo Educacional Mundo Pequenino sejam, primordialmente, lugares educativos e agradáveis onde as crianças e os profissionais possam ser também mais felizes.